Promover a investigação, por forma a aprofundar os conhecimentos sobre o envelhecimento, capacitar os recursos humanos que prestam ou pretendem prestar cuidados de saúde à população sénior, é sem dúvida um dos grandes objetivos desta fundação pois a capacitação de indivíduos e equipas é fundamental para uma intervenção de qualidade.

Desenvolver as capacidades de intervenção aos prestadores de cuidados na terceira idade, proporciona nas Instituições o desenvolvimento de boas práticas melhorando a qualidade de resposta da prestação de serviços.

Para além da formação aos vários intervenientes no trabalho social com a terceira idade, consideramos, neste âmbito, a organização de seminários, colóquios, seminários ou jornadas em torno da temática da terceira idade será um dos objetivos a desenvolver por esta Fundação visto que este tipo de trabalho só tem a enriquecer a intervenção dos profissionais que atuam nesta vertente possibilitando a troca de experiências, saberes, visão, expectativas, práticas e desafios, objetivando assim o aperfeiçoamento das respostas sociais.

Face às situações de demência que ocupam uma elevada taxa no número de residentes seniores da Casa de Repouso Vale de Lobos, é fundamental a formação especificamente nesta área. Tendo em conta que se encontra para breve a nova unidade para doentes de Alzheimer e outras doenças Neurológicas, a Fundação ACSantos considera pertinente promover a formação nesta área específica, por forma a melhorar a cada dia, a intervenção dos profissionais nesta problemática.