FUNDADORES

Fundadores: Sr. Adelino Cardoso Santos e 

D. Maria Amália Ferreira de Pina Santos

Adelino Cardoso Santos, nasceu na Região Centro de Portugal, berço do notável Nuno Alvares Pereira, em 1929.

Na Sertã, uma Vila Portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, mais precisamente em Gesteira, nasceu, cresceu e permaneceu até aos 11 anos de idade.

Cedo deixou as suas raízes em busca de uma vida melhor, pela qual sempre lutou.

Instalou-se em Lisboa e dedicou-se à área comercial desenvolvendo assim a sua aprendizagem neste sector.

Aos 12 anos de idade começou a trabalhar, numa “drogaria” auferindo mensalmente 20 Escudos.

Aos 16 anos dedicou-se ao negócio das frutas, comprando pomares em vários pontos do país e foi comerciante no Mercado da Ribeira.

Casou aos 24 anos, com D. Maria Amália Ferreira de Pina Santos, e do seu matrimónio teve 5 filhos.

Dedicou-se ao imobiliário e durante os anos 70 fundou uma das maiores cadeias de supermercados em Portugal, daquele tempo.

De 1975 a 1977 residiu em Espanha com a Família, onde desenvolveu outros negócios.

Após o regresso a Portugal, manteve-se ligado à sua cadeia de Supermercados e ao imobiliário.

Na segunda metade da década de 80, dedicou-se à Hotelaria, tendo sido proprietário do Hotel Paraíso Vale de Lobos, onde estagiavam equipas de futebol portuguesas e onde estiveram instaladas várias personalidades, nomeadamente o Astronauta Jim Irwin, tripulante do Apolo XV.

Com um espírito altruísta e generoso, o Sr. Adelino Cardoso Santos teve sempre a preocupação de apoiar os mais desfavorecidos, visão partilhada pela sua esposa, D. Amália Santos,  cuja vivência como mãe e esposa se pautou pelos mesmos valores de altruísmo, entrega e amor ao próximo.

Assim nasceu a Fundação A. C. Santos, em 1988, um Projeto conjunto, pretendendo a aplicação dos valores enunciados em ações de índole humanitária e social em prol dos grupos menos favorecidos.

Hoje em dia, e como sempre, mantém-se empenhado, firme e tranquilo na defesa deste Projeto, que procura desenvolver cada vez mais, apostando sempre na qualidade dos serviços prestados para quem mais necessita e dando, assim, continuidade à missão que tem vindo a partilhar com a sua esposa, D. Maria Amália Ferreira de Pina Santos.