FUNDADORES: SR. ADELINO CARDOSO DOS SANTOS E
D. MARIA AMÁLIA FERREIRA DE PINA SANTOS

Adelino Cardoso Santos, nasceu na Região Centro de Portugal, berço do notável Nuno Alvares Pereira, em 1929.

Na Sertã, uma Vila Portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, mais precisamente em Gesteira, nasceu, cresceu e permaneceu até aos 11 anos de idade.

Cedo deixou as suas raízes em busca de uma vida melhor, pela qual sempre lutou.

Instalou-se em Lisboa e dedicou-se à área comercial desenvolvendo assim a sua aprendizagem neste sector.

Aos 12 anos de idade começou a trabalhar, numa “drogaria” auferindo mensalmente 20 Escudos.

Aos 16 anos dedicou-se ao negócio das frutas, comprando pomares em vários pontos do país e foi comerciante no Mercado da Ribeira.

Casou aos 24 anos, com D. Maria Amália Ferreira de Pina Santos, e do seu matrimónio teve 5 filhos.

Dedicou-se ao imobiliário e durante os anos 70 fundou uma das maiores cadeias de supermercados em Portugal, daquele tempo.

De 1975 a 1977 residiu em Espanha com a Família, onde desenvolveu outros negócios.

Após o regresso a Portugal, manteve-se ligado à sua cadeia de Supermercados e ao imobiliário.

Na segunda metade da década de 80, dedicou-se à Hotelaria, tendo sido proprietário do Hotel Paraíso Vale de Lobos, onde estagiavam equipas de futebol portuguesas e onde estiveram instaladas várias personalidades, nomeadamente o Astronauta Jim Irwin, tripulante do Apolo XV.

Com um espírito altruísta e generoso, o Sr. Adelino Cardoso Santos teve sempre a preocupação de apoiar os mais desfavorecidos, visão partilhada pela sua esposa, D. Amália Santos, cuja vivência como mãe e esposa se pautou pelos mesmos valores de altruísmo, entrega e amor ao próximo.

Assim nasceu a Fundação A. C. Santos, em 1988, um Projeto conjunto, pretendendo a aplicação dos valores enunciados em ações de índole humanitária e social em prol dos grupos menos favorecidos.

Manteve-se sempre empenhado, firme e tranquilo na defesa deste Projeto, que procura desenvolver cada vez mais, apostando sempre na qualidade dos serviços prestados para quem mais necessita e dando, assim, continuidade à missão que tem vindo a partilhar com a sua esposa, D. Maria Amália Ferreira de Pina Santos.

Na entrada do século XXI, mais exatamente no decorrer do Ano de 2002, O Sr. Adelino Cardoso Santos, converte o até então “Hotel Paraíso de Vale de Lobos” numa Casa de Repouso para a terceira idade.

Trata-se da Casa de Repouso Vale de Lobos, da qual a Fundação é sócia, que funciona atualmente como ERPI, com capacidade para receber 77 clientes, tendo como princípio a prestação de todos os cuidados básicos a idosos, adequados á satisfação das necessidades da população sénior através de alojamento temporário e permanente, centrada no respeito pela dignidade humana, respeito moral, princípios de privacidade e confidencialidade.

Em 2017 a Fundação A. C. Santos foi reconhecida, com a atribuição de um Diploma de Instituição de Mérito, pelo Sr. Rui Maximiano, Presidente da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

Decorria o mês de Abril de 2020 quando o Sr. Adelino Santos perdeu a sua companheira de longos anos, a sua esposa Sr.ª D. Maria Amália Ferreira de Pina Santos, após doença prolongada.

A sua dedicação enquanto esposa e mãe foi essencial para o desenvolvimento e continuidade das atividades de beneficência planeadas até então por ambos.

Enquanto homem de sucesso, o Sr. Santos, como era conhecido, queria deixar um legado de sabedoria e ensinamentos a todos que tiveram o privilégio de trabalhar e privar com ele.

O empresário, presidente e fundador da Fundação A.C. Santos, Sr. Adelino Cardoso dos Santos, faleceu a 22 de Julho de 2023, aos 94 anos, um exemplo de cidadania.

Foi uma honra, acompanhar os projetos e objetivos do seu trabalho, sempre com o propósito de promover o humanismo, a solidariedade e a igualdade de todos.